sábado, 24 de janeiro de 2009

O Consumo na Sociedade Actual

"As promoções e técnicas de marketing”
Todos os dias as pessoas são tentadas a comprar uma grande variedade de produtos.
Sempre que nos deslocamos a uma grande superfície comercial, como o Fórum Algarve, observamos que os produtos são colocados de forma a atrair as pessoas que circulam pelos corredores, envolvendo-as numa “teia consumista” a que muitos não conseguem resistir.
O nosso trabalho de pesquisa, em Área de Projecto, incidiu sobre as técnicas de marketing usadas, nesses espaços, para tornar os produtos atractivos e influenciar dessa forma os consumidores e que passamos a partilhar convosco:






- Promoção dos produtos menos vendidos tipo: “leve 3 e pague 2”.
- Colocação dos produtos menos vendidos nas prateleiras mais acessíveis aos clientes. - Colocar os produtos mais vendidos nas prateleiras mais acima ou mais abaixo.
- Rotação do local dos produtos nas prateleiras (geralmente de 2 a 3 meses).
- As lojas têm sempre promoções por exemplo:
* Promoções do dia,
* Produtos bons,
*O mais barato do dia.
- Rotação dos produtos mais velhos que são colocados à frente dos mais novos.
- Colocação do material em excesso na loja em vários pontos estratégicos, como nos topos dos corredores e frentes da loja (ao pé das caixas registadoras).
- Colocar cartazes bem grandes com o preço dos produtos que pretendem vender (nos respectivos corredores).
- Colocação de produtos com pouco escoamento ao lado de produtos com bom escoamento.
Cativar os consumidores sempre com novas técnicas de marketing:
- Cartão cliente de graça;
- Talão de descontos – 5 cêntimos mais cinco cêntimos.
- Fazer publicidade para dar a entender que só aquela loja tem bons preços com frases conhecidas:
- Preços baixos só no “Graça e Graça ilimitada”,
- O “Interestoi” é amigo das famílias de Estoi,
- Só o “Cantinho de Promoções” tem preços tão baixos,
- Preços pequenos só no “Mini-Estoi”,
- Bons produtos a bons preços só no “Estói nas Promoções”.

Sara Graça
Inês Graça
















































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