segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O consumo desregrado de alimentos

No nosso trabalho de Área de Projecto fizemos uma pesquisa sobre o consumo alimentar e sobretudo sobre a alimentação dos jovens actualmente. Procurámos organizar a informação pesquisada através de um texto dramático, em forma de entrevista, para apresentar na aula aos nossos colegas.
Olá, eu sou a Josefina de Moinas e este é o “Jornal de Estói”.
Hoje vamos ter connosco a SR. Maria Albertina e a sua filha Nely Chantily que veio da escola de Curral de Azeitoinas.
Vamos colocar-lhe a si e à sua filha algumas perguntas sobre a alimentação da sua filha.
Vamos então? – disse a Josefina
Sim, vamos – respondeu a Nely
Qual é a tua alimentação diária? – pergunta a Josefina
Como muitos doces, bolos e a porcaria da comida que a minha mãe faz! – Respondeu de imediato a Nely
Mas tu sabes que isso faz mal. – advertiu a Josefina
Qual é o problema? Eu estou muito magrinha. – disse a Nely
Qual é a tua alimentação de manhã? – perguntou a Josefina
A minha alimentação de manhã é uma “cola” e um bolo de chocolate. –respondeu de imediato a Nely-
Mas você deixa-a comer isso? – perguntou à mãe a Josefina
Mas eu não sabia disso porque eu digo para ela ir ao café comer uma sandes. – Disse a Maria Albertina.
Tu costumas comer no refeitório da escola? - disse a Josefina
Não, apesar da minha mãe me dar dinheiro para comprar as senhas. ..– retorquiu a Nely
Então o que comes? - perguntou a Josefina
Como um “cachorro” e um sumo. – respondeu a Nely
Veja só as consequências que a sua filha poderá sofrer se continuar a ter uma má alimentação. – explicou a Josefina - A sua filha pode ficar com diabetes, colesterol, hipertensão, obesidade, vitaminoses, escorbuto e cárie dentária.

Mensagem: - Meninos se não querem ter estas doenças têm de ter uma alimentação sem falta e sem excessos de nutrientes!


Rosana
Rute Medeiros

2 comentários:

Inês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inês disse...

este texto está muito engraçado e manda uma mensagem muito importante a todas as crianças