segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Consumo de drogas -"Saber dizer não"

Saber dizer
NÃO

Sobre o problema do consumo de drogas, um dos grandes problemas do mundo actual, produzimos este texto, para dramatizar na aula para os nossos colegas, dando-lhes desta forma conhecimento daquilo que andámos a pesquisar em Área de Projecto.

A Inês vai ter com o seu grupo de amigas e por acaso encontra Daniel que já é seu amigo desde o 4º ano:
-Olá Daniel! - Disse Inês.
-Olá Inês. – Respondeu Daniel.
-Tá tudo bem Daniel? - Pergunta Inês.
-Tá-se!
-De repente Daniel tira um cigarro da mochila e acende-o.
- Daniel, agora fumas?!
-Ya, queres experimentar?
E ao ver o cheiro que aquilo tinha Inês perguntou:
-Daniel, isso não e um cigarro, pois não?
- Não, é um charro.
-Daniel, sabes os efeitos que isso pode ter?
-Ya, sentes-te como se estivesses a voar felicidade relax…é espectacular!
-Não, Daniel, os efeitos que isso pode ter? Tipo perdes a memória, fazes figura de parvo, entre outros…
-O que é que interessa os efeitos negativos, logo se pensa nisso.
-Vá experimenta.
-Daniel, lembras-te de nós termos feito um trabalho em Área de Projecto, n 6º ano sobre as drogas?
-Ya e o quê que isso interessa agora?
-Tenho pena de te estar a ver a estragar a vida.
-Deixa-te disso, experimenta…
-Não ainda sou muito nova para estragar a minha vida.
-Vá experimenta, só uma vez.
- Não… bem, vou-me embora, vou para o mundo real, pois não quero viver num conto de fadas.
-Espera aí! Experimenta, que o haxixe não vicia­.
- Isso pensas tu!
- A sério, não vicia e como é verdade tenho um amigo que é viciado em coca e heroína e também fuma haxixe e não lhe faz mal…
-E tu, já experimentaste?
-Sim, e gostei bastante, diverti-me imenso com umas garotas.
- E quando eu quiser saio disto, nem que seja a frio.
- Mas só sei que gostei bué, sentes-te o dono do mundo, enérgico, mas ao mesmo tempo relaxado e às vezes vês o arco-íris à noite, é hilariante...!
- Achas que é bom estares a pagar para estares inconsciente?
- Não estás inconsciente, estás a sentir-te bem, nas nuvens, um bem-estar inigualável…
-Tens a certeza que não queres experimentar?
- Não, eu tenho os meus pés bem assentes na terra.
E a Inês foi-se embora. Aborrecida, contudo, por não conseguir convencer o amigo a deixar o terrível caminho que ele resolveu trilhar.

Texto produzido e dramatizado por:
Inês Almeida
Daniel Matias


1 comentário:

mmmm disse...

penso que as drogas tem que confiscadas pela GNR antes que acabemos todos por gerar esse vicio


sofia gomes